sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Moda e Cultura, lista de livros que você deve ter!

Moda, assim como qualquer outra área de trabalho, requer estudo, leitura e dedicação. Com o passar dos tempos e com a modernidade, nasceram revistas (muitas vezes com mais editoriais do que matérias), sites e blogs de moda. O fato, é que não podemos esquecer os livros, que enriquecem a nossa bagagem cultural.
- Monte sua biblioteca fashion, eu estou montando a minha ;)
Confira:
Fashion Design – Manual do Estilista, de Sue Jenkyn Jones.
Conta passo a passo as etapas para a formação completa de um criador de moda. Desde a sua entrada na faculdade, até a coleção de encerramento do curso e a montagem do seu portfólio profissional.


Atlas de Designers de Moda, de Marta R. Hidalgo.
Apresenta criações que marcam as novas tendências e caminhos que devem seguir pela moda nos próximos anos, tudo isso com rascunhos e desenhos originais dos melhores estilistas contemporâneos.


Cinqüenta Vestidos que Mudaram o Mundo, Design Museum.
Faz uma breve referencia sobre os principais vestidos que tiveram um impacto no mundo do design, identificando o tamanho do impacto e os estilistas que lhe proporcionaram este lugar especial na historia da moda.


O Boticário Maquiagem by Fernando Torquatto, de Fernando Torquatto.
Ainda não foi lançado nas lojas, mas já é bastante esperado. Ele reúne tutoriais e dicas com direito a fotos 3D e óculos.


A Essência do Estilo, de Joan DeJean.
Este explica e dará respostas ao leitor sobre como e por que os franceses passaram a ser referencia de sofisticação no mundo. São coisas do tipo, o que faz uma pessoa gastar uma fortuna em um acessório de moda?

A História do Vestuário no Ocidente, de François Boucher.
É uma viagem no tempo contando a trajetória do vestuário desde a pré-história, passando pelo antigo oriente e Europa pré-cristã até chegar no final do século XX. Tudo isso detalhando as mudanças de silhuetas, materiais de cada época e a evolução das modelagens.

Dicionário da Moda, de Marco Sabino.
Foram consultadas diversas obras internacionais, juntamente com sites, publicações e revistas nacionais a partir dos anos 40, tudo isso em uma pesquisa importante e excessiva. São mais de 1300 verbetes do mundo da moda internacional e nacional.



Enciclopédia da Moda de 1840 à década de 80, de Georgina O’Hara.
São mais de mil verbetes, em uma linguagem de forma atraente desvendando as ilusões e os negócios de moda.


Moda, um curso prático e essencial, de Erika Stalder.
Conta com mais de 300 itens do guarda-roupa, explicando como usá-los, como são, as épocas que os inspiraram, os designers eu os criaram e as celebridades que os tornaram famosos.



A Roupa e a Moda, James Laver.
De forma breve e explicada, o autor mostra as principais etapas da evolução do vestuário no mundo ocidental, deste o uso da agulha na pré-história até a atual revolução do pret-à-porter e do jeans.


Eco Chic, de Matilda Lee.
Aborda temas de sustentabilidade, ensinando a conservar e aproveitar melhor suas roupas, como descobrir marcas que tingem o jeans sem agredir o planeta e por que você é o maior beneficiado ao escolher roupas com acabamentos melhores, mesmo que sejam mais caras.


O Livro Negro do Estilo, de Nina Garcia.
Com ilustrações de Ruben Toledo, a autora ajuda mulheres a deixar transparecer e explorar no estilo o melhor de sua personalidade, com inspirações de estilistas e estrelas do cinema.


Alô, Chics, de Gloria Kalil.
Com ponto de partida nas duvidas enviadas pelos leitores do site Chic, ouvintes da Rádio Eldorado de São Paulo e telespectadores do programa Fantástico, a autora traduz os códigos de etiqueta e os comportamentos para e vida real.

A Moda (coleção Folha explica), de Erika Palomino.
O livro analisa a cadeia têxtil, o ponto de partida das tendências e esclarece os principais conceitos do chamado Planeta Fashion ( Paris, Milão, Londres e Nova York) juntamente com o universo da alta-costura, do pret-à-porter e do streetwear.


Confidencial, Segredos de Moda, Estilo e Bem-viver, de Costanza Pascolato.
A autora fala sobre suas experiências de fashionista, ensinando como construir um estilo e montar um look pessoal a partir de recortes de revistas e fotografias do próprio corpo.


O Essencial, de Costanza Pascolato.
São dicas simples para se vestir com estilo e personalidade em diversas ocasiões e para você não se tornar uma vitima da moda. O livro está com sua edição esgotada na editora (Editora Objetiva), mas pode ser encontrado nos sebos.




Matéria: Iane Rocha /Imagens: Reprodução Internet /Site: Profissão Moda

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:
Free Blog Templates